sábado, 16 de março de 2013

QUEM FUNDOU AS ASSEMBLÉIAS DE DEUS ?


                        Quem fundou a igreja assembleia de Deus no Brasil ?
                                                                                                                                                                                                                                         Gunnar Vingren e Daniel Berg, são os pioneiros do movimento Pentecostal no mundo as Assembleias de Deus , Foi em South Bend que Vingren e Berg foram revelados pelo Espírito Santo, através do irmão Olof  Uldin sobre várias coisas inclusive que eles deveriam ir a um lugar chamado Pará inclusive este irmão profetizou o nome da futura esposa de vingren o nome seria Strandberg , Anos depois, quando de retorno à Suécia após o início da obra no Brasil, Vingren conheceria a enfermeira Frida Strandberg, com quem se casaria).                                                                                                                                              Já de posse do nome do lugar em que deveriam ir se dirigiram até uma biblioteca para consultarem um mapa ,assim saberiam aonde estava o lugar que fora lhes revelado ,onde descobriram que o Pará ficava no Norte do Brasil.                                                                                                                                              Após a revelação divina dada ao irmão Olof Uldin de que o lugar para onde deveriam ir era o Pará, no Brasil, Daniel Berg, contra a vontade dos seus patrões, abandonou o emprego. Eles argumentaram: “Aqui você pode pregar o Evangelho também, Daniel; não precisa sair de Chicago”. Mas, ele estava convicto da chamada e não voltou atrás.                                                                                                                                                         Ao se despedir, Berg recebeu de seu patrão uma bolacha e uma banana. Essa era uma tradição antiga nos Estados Unidos. Simbolizava o desejo de que jamais faltasse alimento para a pessoa que recebesse a oferta. Esse gesto tocou o coração de Berg, que em seguida partiu com Vingren para Nova Iorque, e de lá para o Brasil em um navio.
Deus proveu milagrosamente a quantia certa para a viagem. Durante a viagem, ganharam um tripulante para Cristo. Quatorze dias após saírem de Nova Iorque, chegaram ao Pará. Era o dia 19 de novembro de 1910.
Em Belém, moraram no porão da Igreja Batista localizada na Rua Balby, 406. Depois, passaram um tempo na casa do irmão presbiteriano Adriano Nobre, em Boca do Ipixuna, às margens do Rio Tajapuru. Hospedaram-se no mesmo quarto onde morava o irmão Adrião Nobre, primo de Adriano. De volta a Belém, retornaram ao porão da igreja. Por esse tempo, já falavam um pouco de português. O primeiro professor deles fora o irmão Adriano.
As irmãs Celina Albuquerque e Maria de Nazaré creram na mensagem pentecostal e receberem o batismo no Espírito Santo. Criou-se, então, uma discussão na igreja, que culminou na expulsão de 19 membros mais Vingren e Berg. Em 18 de junho de 1911, nascia a Missão de Fé Apostólica, que em 11 de janeiro de 1918 foi registrada oficialmente com um novo nome, Assembleia de Deus, nome este que a nova igreja já usava desde 1916. Era uma igreja sem vínculos estrangeiros, genuinamente brasileira e que se tornaria a maior igreja pentecostal do mundo.
                                                                                                                            

Nenhum comentário:

Postar um comentário